Como é a sua loira?

Bom dia/tarde/noite leitores, passaram bem a semana?

Bom, a minha foi um tanto atribulada. Depois de muita pesquisas em uma mesma biblioteca, da qual fiz minha segunda casa, percebi que não seria de todo o mal dar um tom mais pessoal à pesquisa.

Conversando com alguns velhos amigos, notei a necessidade de incluir relatos verdadeiros em forma de depoimento, tanto daqueles que estiveram diretamente envolvidos com as lendas, quanto as pessoas que ouviram falar dela, ou que sentem que a lenda fez parte de suas vidas em algum momento, afinal, nada melhor do que a própria memória coletiva como fonte de pesquisa.

Resolvi então sair em busca de memórias referentes à lenda da loira:

Como conta o estudante Rogério, a lenda este presente em grande parte de sua infância, onde ele e os amigos dedicavam parte de seu tempo na busca de encontrar a loira do banheiro, tudo em vão, segundo ele …

Nesse depoimento, meu grande amigo Luciano Tavares conta que desde sua época de criança ele ouviu não só falar sobre a lenda da Loira do Banheiro, como também tentou vê-la, diz ainda que não sabe se a lenda é verdadeira, pois nunca chegou a vê-la.

Como todos meus entrevistados falam de suas memórias quando crianças, nada mais justo que eu colocasse aqui o vídeo de duas simpáticas meninas contam suas experiências vividas em relação à loira do Banheiro, que ganha versão mais atual.

Como a lenda se passa em uma escola, ou melhor, em um banheiro de uma escola, nada melhor que o relato de uma professora. A professora Kátia Guimarães nos conta um pouco sobre seu medo em relação à nossa famosa Loira e nos revela que a lenda continua forte na memória das pessoas e é passada de geração a geração, fazendo com que as crianças de hoje também sintam curiosidade e medo da Loira do Banheiro.

Por fim, Leo Marson conta um pouco da sua vivência em busca de conseguir achar a loira do banheiro e até brinca que agora que ele está “mais bonitinho” talvez ela apareça.

Em meio a tantas histórias – ou estórias – diferentes, tantas versões de uma mesma lenda, concluo que elas sempre terão uma ou mais características semelhantes, o que faz com que a história siga com a intervenção daquele que a conta, um toque pessoal, como é o caso das duas meninas, que até colocaram um nome “Amanda” para a Loira rs.

O que torna uma lenda ainda mais interessante é esse poder que as pessoas tem de mudar os fatos, aumentar e incrementar a história. Somos capazes de decidir o final da novela, somos os mocinhos, os protagonistas… Fascinante, não? Bom, eu acho.

Pode-se fantasiar, escolher o rosto, o cenário, a roupa, dirigir a cena. O melhor de tudo é que é tão fácil… só sair por aí contando e pronto, é real.

Como se vê nos depoimentos, sempre tem alguém que diz ter visto, ter participado e por mais que seja impossível, paira a dúvida, dúvida essa que leva em frente nossos devaneios.

Decidi postar então um vídeo para “ilustrar” o que a maioria das pessoas disse nos depoimentos:

Se vocês por acaso se lembrarem de suas experiências com a loira e quiserem dividi-las, sintam-se a vontade em comentar no blog, toda informação é bem vinda.

Até a próxima!

Alberto Ferreira- jornalista

alberto.ferreira.jornalista@gmail.com

The URI to TrackBack this entry is: https://desvendandolendas.wordpress.com/2010/01/07/como-e-a-sua-loira/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Axo que quase todas as crianças passaram por isso algum dia. Legal que vc esteja mostrando diferentes gerações comentando sobre a Loira do Banheiro!!
    Adorei seu Blog Alberto!!
    Espero por mais posts!!

    Beijooos

  2. Alberto, acho incrível essa idéia que vc teve de comparar as versões da lenda.. eu mesma quando era jovem fazia a brincadeira da loira com as minhas colegas.. Continue assim! Abraços, Marli – Piracicaba

  3. Beto
    seu blog está maravilhoso, a cada post vc se surpreende mais! Estou com saudades de vc, vamos combinar alguma coisa!!!!!!!!!!
    Adorei essa sua iniciativa de mostrar as gerações contando as historias da loira do banheiro!!!!!!!!

    Beijinhuuuuuss****


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: